SUICÍDIO

Falar é a melhor solução!

Se achamos que os temas anteriores são tabus, esse então é o pior deles. Recheado de medos e receios dos impactos que um tema como esse pode causar nos jovens, as pessoas procuram sempre evitar falar sobre suicídio pois temem estimular alguém a cometê-lo.

Eis o primeiro erro: ao contrário do que se pensa, abordar esse tema não estimula ninguém, ao contrário, demonstra que há ali um canal de comunicação possível onde o jovem pode pedir ajuda.

E o Oi, tudo bem? vai falar esse tipo de assunto com crianças de onze anos?

Sim, vai. No Re-conhecendo minha escola nós solicitamos aos alunos a fazerem perguntas sobre os temas da palestra e não são poucas as do quinto ano do fundamental em que o jovem nos questiona:

"Como eu faço para não tentar me matar de novo?"

Sendo o suicídio a terceira causa de morte de jovens no mundo, seria negligência de nossa parte não acolher as dúvidas desse jovens e, claro, ajudá-los a não optar por uma atitude como essa.

Inicialmente apontamos a importância de se conversar sobre esse assunto e, principalmente, a importância de se conversar adequadamente sobre o assunto. Apontamos a luta interna que o jovem apresenta numa situação como essa e procuramos mostrar que o suicídio não é a melhor atitude a se escolher para resolver a dor que está sentindo.

Apresentamos ferramentas de ajuda, orientamos aos jovens sobre sinais de alarme e medidas a se tomarem como forma de proteger a si e aos demais colegas que possam estar em profundo sofrimento.

Ao fim de cada tópico, o palestrante se coloca à disposição para tirar dúvidas e reforçar a explicação de pontos que possam necessitar de algum reforço. A ideia primordial do projeto é orientar quantas vezes forem preciso para que nenhum jovem saia com alguma dúvida sobre os assuntos abordados e as melhores formas de se proteger.

Se interessou e quer saber mais do projeto?

Se você é um aluno, converse com seus pais, colegas e professores e apresente-os o Projeto Oi, tudo bem?

Aprenda a cuidar da sua saúde mental, identificar sinais e sintomas e a saber a melhor maneira de ajudar aos colegas e amigos que possam estar doentes!

Se você é um professor, converse com seus Gestores e leve o Projeto Oi, tudo bem? para sua escola!

Aprenda a abordar na sala de aula assuntos de saúde mental, tais como Adolescência, Bullying, Ansiedade, Depressão e Suicídio, com mais segurança e da maneira mais adequada!

Continuar lendo: