DEPRESSÃO

"Pra quê?"
A frase que resume a Depressão

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Depressão não é o inverso de Ansiedade, podendo muitas vezes coexistirem na mesma pessoa. E Depressão não é a mesma coisa que tristeza, mas sim um aglomerado de sentimentos e sensações no qual também há tristeza. Entre os vários sentimentos presentes, o que mais se destaca é a sensação de Vazio.

No Oi, tudo bem? buscamos ensinar aos jovens a identificar os sinais e sintomas, tanto em si, quanto nos colegas, para que dessa forma, a ajuda necessária seja dada ao adolescente que, por várias razões, não consegue pedir.

E os Alunos querem ajudar? Sim eles querem. Entre as várias perguntas que recebemos sobre Depressão, uma das mais comuns é "o que posso fazer para ajudar meu amigo?"

Ensinamos então aos jovens a melhor forma de poder estar presente, sendo um suporte e estímulo ao amigo para buscar os profissionais adequados, sem colocar sobre si uma carga complexa demais para se lidar.

Chamamos a atenção também para comportamentos de pouca empatia que muitas vezes deixam cicatrizes ainda mais profundas nos jovens, orientando-os a evitá-las. Por exemplo, frases como:

"Isso é falta de Deus!"

"Isso é frescura"

"Você não se esforça"

Outro tópico bastante complicado, mas que é abordado de maneira bastante instrutiva é a Automutilação. Sinal de alarme para uma situação de agravamento da doença e que muitas vezes é negligenciado por receio dos colegas e professores por não saberem bem como abordar.

No fim desse tópico, todo o tratamento utilizado no controle da Ansiedade e Depressão são abordados de tal forma a quebrar preconceitos e explicar detalhadamente a importância de cada etapa do tratamento e do acompanhamento, destacando o papel social, escolar e familiar no cuidado.

Se interessou e quer saber mais do projeto?

Se você é um aluno, converse com seus pais, colegas e professores e apresente-os o Projeto Oi, tudo bem?

Aprenda a cuidar da sua saúde mental, identificar sinais e sintomas e a saber a melhor maneira de ajudar aos colegas e amigos que possam estar doentes!

Se você é um professor, converse com seus Gestores e leve o Projeto Oi, tudo bem? para sua escola!

Aprenda a abordar na sala de aula assuntos de saúde mental, tais como Adolescência, Bullying, Ansiedade, Depressão e Suicídio, com mais segurança e da maneira mais adequada!

Continuar lendo: