BULLYING

“A prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas.”

É com essa definição que começamos a abordar esse assunto tão complexo e difícil. Muitas vezes visto apenas como uma brincadeira entre as crianças ou uma zoação entre colegas, o Bullying é hoje uma das principais causas de adoecimento de adolescentes.

O Oi, tudo bem? aborda o assunto do Bullying baseado em um tripé: Prevenção, Identificação e Ação. Buscando realizar o acolhimento das vítimas, destacar a responsabilidade do valentão sobre suas atitudes e chamar a atenção dos "espectadores" que muitas vezes estimulam as ações do valentão.

O Bullying é uma relação de desequilíbrio. É visto como um jogo pelo valentão e, através dessa perspectiva, buscamos tornar o "jogo" pouco atrativo ao fortalecermos a vítima e desenvolver sua resiliência.

Ninguém quer jogar um jogo em que está sempre perdendo...

Na adolescência, assim como é abordado anteriormente, é o período de maior sensibilidade emocional, onde uma simples palavra já pode causar bastante impacto. Imagine então uma perseguição constante. No Oi, tudo bem? é ensinado através de dinâmicas como desenvolver o autocontrole, estimular e zelar sua própria autoestima e fortalecer os alunos a não tolerarem esse tipo de comportamento.

É nesse momento que dois jovens são convidados à frente para participarem de uma simulação (elas serão os valentões, o palestrante será a vítima) onde serão demonstrados na prática todas as ferramentas ensinadas.

Se interessou e quer saber mais do projeto?

Se você é um aluno, converse com seus pais, colegas e professores e apresente-os o Projeto Oi, tudo bem?

Aprenda a cuidar da sua saúde mental, identificar sinais e sintomas e a saber a melhor maneira de ajudar aos colegas e amigos que possam estar doentes!

Se você é um professor, converse com seus Gestores e leve o Projeto Oi, tudo bem? para sua escola!

Aprenda a abordar na sala de aula assuntos de saúde mental, tais como Adolescência, Bullying, Ansiedade, Depressão e Suicídio, com mais segurança e da maneira mais adequada!

Continuar lendo: